E se te dissermos que utilizar fraldas reutilizáveis evita a produção de uma tonelada de resíduos por cada bebé? Numa altura em que existem muitas preocupações ambientais, o uso deste tipo de fraldas pode ser dos passos para um futuro mais sustentável. E como lavar fraldas reutilizáveis?

Vantagens das fraldas reutilizáveis

Se na época dos nossos avós as fraldas de pano laváveis eram a opção, por que não repensar nas suas vantagens? Atualmente, as fraldas ecológicas estão mais práticas e evoluídas havendo modelos de várias cores, feitios e tamanhos. São compostas por materiais mais macios e confortáveis e também já existem vários acessórios que facilitam o seu uso. São fraldas que podes optar por comprar novas ou em segunda mão.

Bebé com fralda reutilizável
Fotografia: Catarina Barreiros

E sabes que também tens detergentes ecológicos para lavar as fraldas reutilizáveis do teu bebé? Neste artigo, damos-te a conhecer as vantagens desta escolha e explicamos-te como lavar fraldas reutilizáveis

As fraldas reutilizáveis já são escolha nas casas de várias famílias pois dão um maior bem-estar ao bebé porque são feitas de algodão, cânhamo ou bambu que permitem uma maior absorção da humidade. Por serem mais respiráveis, evitam o sobreaquecimento da zona genital do bebé impedindo, assim, problemas como o aparecimento de alergias e assaduras.

Fazendo uma comparação entre o uso das fraldas reutilizáveis com o uso das descartáveis, a Ecologicalkids aponta para uma poupança de 1350,3€ em 2,5 anos para casais que tenham um filho e de 3300,3€ para quem tenha dois filhos e que aposte no uso de fraldas reutilizáveis.

Dependendo da sua utilização, as fraldas reutilizáveis diminuem o impacto ambiental! As fraldas descartáveis são um problema cada vez mais atual pois são objetos de uso único que são descartadas e, como não podem ser recicladas, vão para aterros nos quais cada fralda demora cerca de 500 anos a decompor-se.

Depois de saberes algumas destas vantagens e como o objetivo é reutilizar e não deitar fora após o uso surge a questão da lavagem.

Como lavar fraldas reutilizáveis?

Este talvez seja um dos pontos mais questionáveis sobre o uso das fraldas reutilizáveis, mas não deixa de ser também um processo simples:

  1. Antes de tudo, se optares por comprar fraldas novas reutilizáveis deves lavar duas ou três vezes para removeres os produtos usados durante a fabricação, o que acaba também por permitir que a fralda tenha uma maior absorção do tecido;
  2. É importante saberes que não deves colocar as fraldas de molho mas sim, guardá-las num local seco até serem lavadas, por exemplo um balde;
  3. Enxaugar e centrifugar a frio: para retirar o excesso e resíduos nas fraldas podes fazer um ciclo independente e centrifugar a frio para evitares as manchas;
  4. Faz um ciclo de roupa muito suja e coloca o detergente para lavar as fraldas reutilizáveis (cerca de 8-15 mL para águas moles ou 15-25mL para águas duras): deves ajustar a temperatura do ciclo de acordo com o que a marca da fralda recomenda e colocar o detergente. Não deves usar amaciador porque é um produto que limita a absorção e pode irritar a pele do bebé, uma vez que tem uma “grande quantidade” de perfumes. Para substituir o uso de amaciador opta por colocar vinagre;
  5. No final da lavagem, faz um programa de enxaguamento extra para retirares os restos de detergente que possam ter ficado nas fraldas;
  6. Depois de estarem lavadas, o ideal é deixar secar ao natural para evitar o consumo que fazer uma máquina de lavagem a seco implicaria.

E qual o detergente a usar?

Aqui também podes optar por uma solução sustentável: o detergente da roupa EcoX é ecológico e é usado para a lavagem de roupas com sujidades difíceis de eliminar como gordura e outras sujidades orgânicas. Para além de ser um produto adequado à lavagem de máquina para todo o tipo de roupa, é 100% biodegradável.

Caso algumas manchas não saiam durante a lavagem, podes colocar as fraldas reutilizáveis ao sol ou colocar sabão no tecido ainda húmido. Se as nódoas não saírem podes ainda utilizar branqueador.

Para que não tenhas dúvidas sobre a eficácia do nosso detergente e branqueador ecológicos, a Catarina Barreiros, defensora de um estilo de vida com menos desperdício, dá-te a sua opinião sobre a qualidade e resultado final dos produtos na lavagem das fraldas reutilizáveis. E ainda todas as informações que precisas sobre o uso de fraldas reutilizáveis:

Depois de saberes que podes diminuir a quantidade de fraldas que são descartadas diariamente e como lavar fraldas reutilizáveis, vais optar por estes produtos no dia-a-dia do teu bebé?

Se quiseres ter acesso exclusivo a mais conteúdos, dicas de sustentabilidade e novidades subscreve a nossa newsletter mensal.

Autora: Daniela Matos

Author ecox.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *